domingo, 13 de janeiro de 2008

Moscas alcoólatras tentam se acasalar com insectos do mesmo sexo


Consumo continuado de bebida fez insetos machos perderem inibição na corte. Estudo pode dar pistas sobre o comportamento humano em situação parecida.


Muita gente usa o álcool para tentar escapar das próprias inibições, mas os machos de mosca-das-frutas de um laboratório dos Estados Unidos parecem ter ido um pouco longe demais. Pesquisadores descobriram que a exposição continuada dos insectos à bebida alcoólica os levava a tentar acasalar com outros machos, e não só com fémeas, como seria o esperado.
O experimento que revelou a confusão sexual dos machos da espécie Drosophila melanogaster foi coordenado por Kyung-An Han, neurocientista da Universidade do Estado da Pensilvânia, e está na revista científica de acesso livre
"PLoS One". Apesar do lado cómico, trata-se de uma tentativa importante de medir os efeitos comportamentais do álcool num animal facilmente manipulável em laboratório.
Han e seus colegas tentaram simular o vício humano em álcool administrando doses diárias da substâncias às moscas-das-frutas, como se fossem pessoas com problemas crónicos de abuso de álcool. Eles monitoraram tanto o comportamento das moscas quanto a actividade de um determinado grupo de neurónios no cérebro delas, para verificar qual o papel dessas células nos comportamentos associados ao vício.
Os cientistas da Pensilvânia descobriram que, quanto maior a exposição continuada dos insectos à bebida, mais eles ficavam desinibidos e menos selectivos em relação aos parceiros sexuais, cortejando machos sem o menor constrangimento. Outro efeito curisoso é, quanto mais velhos os machos de mosca, mais eles ficavam vulneráveis a essa ação do álcool -- facto provavelmente ligado ao declínio cognitivo que vem com a idade.


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL245898-5603,00.html
Quem diria?? A mosca que tanto ajudou para o avanço da genética também sofre com o álcool. Afinal o álcool é mesmo um desinibidor muito forte… o homem já tinha sido comparado ao rato, e agora é comparado às moscas quando ingerem demasiado álcool…

Sem comentários: