O cancro de próstata é um dos tumores mais frequentes no sexo masculino. Costuma afectar indivíduos com idade avançada, sendo mais comum na população de raça negra. A maioria dos tumores apresenta evolução indolente, porém usualmente são observadas metástases quando da identificação do cancro.
Segundo pesquisadores ingleses da University Hospital of North Staffordshire, a exposição a radiações solares no espectro ultravioleta poderia ter uma acção protectora contra o surgimento de cancro na próstata. O objectivo da pesquisa foi determinar se o tipo de pele e o contacto com luz ultravioleta estão ligados a modificações no prognóstico do tumor.
Participaram da análise 553 homens com diagnóstico de tumor prostático, os quais responderam a um questionário padronizado. Os resultados divulgados revelaram que o nível de exposição à luz solar na faixa ultravioleta nos últimos 30 anos relacionou-se inversamente com a hipótese de desenvolvimento de cancro prostático em estágio avançado. Da mesma forma, o tipo de pele também exerceu influência no risco de ocorrência de tumores avançados.
Com isso, os autores concluem que a exposição acumulada a radiações ultravioleta apresenta actividade protectora contra o cancro da próstata avançado. O estudo foi publicado na revista médica Cancer Detection and Prevention.
Fonte: Http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7482
Opinião: quem diria que a radiação que tantos problemas pode provocar apresenta uma actividade protectora contra o cancro da próstata avançada?? são coisas que só com o avanço tecnológico é possivel descobrir....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
é estranha a noticia. por um lado a radiação solar pode causar cancro da pele e agora dizes que evita o cancro da próstata
ps: o teu blog está muito melhor k no 1º período
eu tb achei a noticia estranha e foi especialmente o título que me despertou o interesse.... pelos vistos nem tudo k é mau é mau para todas as coisas.
obrigado pelo elogio... temos de estar sempre a melhorar...
É uma notícia estranha mas não de todo imprevisível. É conhecido os efeitos positivos que a radiação tem, por exemplo, em casos de psoríase (doença de pele). Resta agora aos cientistas provar de que forma a exposição a esta mesma radiação ajuda a combater este cancro que tantos homens afecta.
dr parabens estou maravilhado com o seu bloggo tem 49 anos peresbacalhau chef de cuzh abraço.
Enviar um comentário