quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Hipertrofia Benigna da Próstata (HPB):




A a doença mais comum do homem.
Representa o crescimento nodular de uma das regiões da próstata. Sua incidência aumenta progressivamente com a idade, ocorrendo em 40 % dos homens a partir dos 50 anos e em 90 % daqueles com 80 anos.
O crescimento da próstata comprime a uretra, causando obstrução mecânica ao fluxo da urina, o que leva à dificuldade para urinar. A urina estagnada na bexiga favorece o surgimento de infecção urinária e formação de cálculos.
O esforço para urinar, em consequência da obstrução ao fluxo urinário, aumenta a pressão no interior da bexiga e provoca o aumento de suas camadas musculares. O aumento da pressão dentro da bexiga se transmite aos ureteres e aos rins, podendo levar à doença chamada hidronefrose e culminar com um quadro de insuficiência renal.


Fonte:http://www.orientacoesmedicas.com.br/examedeprostata.asp

Fico um pouco chocada com apercentagem de homens que são afectados por este cancro e as suas consequências a nível do sistema urinário. Esta percentagem só mostra que a pertir dos 50 anos os homens devem fazer exames regulares à próstata. MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR! não acham?



1 comentário:

Nuno Lopes disse...

apesar da informação ser muito interessante,especialmente para os homens a imagem assusta qualquer macho,lol